VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA PARA O PÚBLICO ROCKER: ANÁLISE SOB A PERCEPÇÃO DO MERCADO

Autores

  • Luciane De Oliveira
  • Jeferson Silva De Matos
  • Roberto Carlos Dalongaro
  • Amanda Oliveira Ramadam
  • Révis Catiano Feijó Moura

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Consumidores, Plano de Negócios

Resumo

O empreendedorismo tem sido amplamente discutido ultimamente, já que se
caracteriza como impulsionador de desenvolvimento nas cidades e regiões. De acordo com o
Sebrae (2014), as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no
comércio do Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. Porém, para que a
empresa obtenha sucesso e longevidade faz-se necessário conhecer o mercado e analisar
seus potenciais clientes. Neste contexto, este estudo tem como objetivo realizar uma análise
de viabilidade para a implantação de uma loja destinada ao público rocker no município de
São Luiz Gonzaga – Rio Grande do Sul, sob a percepção do mercado. O estudo está
vinculado à elaboração de um plano de negócios e enquadra-se como pesquisa descritiva de
análise quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários no formato
eletrônico e os resultados analisados através de médias e desvio padrão das afirmações do
instrumento. Por fim, os resultados da pesquisa identificam que a amostra não representa
um grupo de clientes potenciais, exigindo portando maiores estudos de viabilidade, que
possibilite ao empreendedor minimizar riscos e incertezas na implantação do seu negócio.

Biografia do Autor

Luciane De Oliveira

Mestra em Gestão estratégica das Organizações. Professora do Curso de Administração da URI - São Luiz Gonzaga.

Jeferson Silva De Matos

Aluno do Curso de Graduação do Curso de Administração da URI, Campus de São Luiz Gonzaga.

Roberto Carlos Dalongaro

Mestre em Gestão Estratégica das Organizações. Aluno da Pós-graduação da UNIJUÍ. Docente do Curso de Administração da URI-SLG.

Amanda Oliveira Ramadam

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração PPGA/UFSM - Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Révis Catiano Feijó Moura

Mestrando em Gestão Estratégica de Organizações. Professor do Curso de Administração da URI -São Luiz Gonzaga.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

DE OLIVEIRA, L.; DE MATOS, J. S.; DALONGARO, R. C.; RAMADAM, A. O.; MOURA, R. C. F. VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA PARA O PÚBLICO ROCKER: ANÁLISE SOB A PERCEPÇÃO DO MERCADO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/10616. Acesso em: 23 abr. 2024.