PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ANÁLISE DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES

Autores

  • Liara Laís Scheid
  • Monize Sâmara Visentini
  • Dionéia Dalcin
  • Mariângela Brum Frota

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, Interação, Comunicação

Resumo

O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se
um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook,
enquanto ferramenta de disseminação da informação, é um recurso que possibilita o
monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo
deste estudo foi propor uma metodologia de análise da rede social Facebook, como
ferramenta de comunicação entre uma instituição de ensino público e seus seguidores, com
o objetivo de avaliar a interação entre a sociedade e as Instituições de Ensino Superior
(IES). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e
de abordagem quantitativa. Para a validação da metodologia proposta foram coletados
dados do relatório gerado pela Fanpage de uma IES Pública. A análise considerou o período
de abril a agosto de 2017. Como resultado, destacam-se, os benefícios que o método
proposto pode proporcionar para as IES, como caracterizar o perfil dos seguidores da
página, o qual pode auxiliar no direcionamento das estratégias de marketing; assim como
também torna-se possível avaliar quais as tipologias de publicações da página que
apresentam maiores retorno dos seguidores; além de servir como um feedback das ações e
atividades desenvolvidas na página. A discussão dos dados coletados da IES buscou validar
os indicadores do método apresentado, a fim de demonstrar seu emprego para qualquer IES
Pública, servindo de modelo para outras instituições.

Biografia do Autor

Liara Laís Scheid

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS.

Monize Sâmara Visentini

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS.

Dionéia Dalcin

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS.

Mariângela Brum Frota

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil. Assistente em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul , Cerro Largo, RS.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

SCHEID, L. L.; VISENTINI, M. S.; DALCIN, D.; FROTA, M. B. PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ANÁLISE DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/10549. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EIXO 1:ESTADO, DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO

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