ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE AREIA DE FUNDIÇÃO EM MISTURAS ALA PARA PAVIMENTOS ECONÔMICOS
Resumo
As atuais condições do cenário rodoviário brasileiro, juntamente com a situação
econômica do país faz emergir a busca por materiais alternativos a serem incorporados na
construção de rodovias, visando diminuição de custos enquanto possibilita maior volume de
construção de estradas pavimentadas. Sendo assim, busca-se analisar a viabilidade da utilização
de areia de descarte de fundição (ADF) com solo regional laterítico em misturas conhecidas como
ALA (argila laterítica e agregado miúdo) para uso em bases e sub-bases de pavimentos
econômicos e qual teor seria ideal, conferindo assim solução sustentável, diminuindo custos de
rodovias, colaborando para a economia local, e ao mesmo tempo dando destino a resíduo da
indústria de fundição. O método utilizado consiste na avaliação do desempenho e comportamento
de misturas com teores de 20, 3% e 40% de ADF, conforme metodologia proposta pelos
pesquisadores Nogami e Villibor. Os resultados obtidos até o momento mostram grande
semelhança com aqueles das misturas com areia natural, indicando melhora do desempenho com
o aumento do teor de finos. A pesquisa ainda se encontra em desenvolvimento, esperando-se
resultados positivos que possibilitem a aplicação em trecho experimental no futuro.