LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS

  • Daniely Schultz Ceretta
  • Franciele Zientarski Engerroff
  • Igor Norbert Soares

Resumo

Os espaços de lazer públicos são locais de referências para os habitantes e sofrem modificações em relação ao seu entorno e exercem uma grande importância na vida cotidiana da sociedade, tendo em vista que todos necessitam de locais de lazer e de descanso, sendo estes fundamentais para que haja o desenvolvimento humano. A área de levantamento e análise está inserida na cidade de Ijuí – RS, dentro da zona urbanizada e trata de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório e qualitativo. Os métodos utilizados são: levantamento de arquivos bibliográficos e pesquisa de campo, com o objetivo de conseguir resultados confiáveis dos aspectos estudados; foi buscado também registros existentes das Praças de Ijuí, através de pesquisa em órgãos
municipais como a Prefeitura Municipal de Ijuí (PMI), junto à Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLAN) e Associações de Moradores dos 38 bairros existentes, na quais foram feitas visitas in loco nas áreas escolhidas para atualização e complementação dos dados existentes e assim confeccionada uma ficha cadastral que contêm a descrição da praça, a quantificação de infraestrutura e seus equipamentos, bem como outras demais informações, além de registros fotográficos e croquis com dimensões, para cada um dos espaços, gerando assim um banco de dados atualizado. Durante o levantamento foi constatado também o uso mais frequente desses espaços pelos moradores, no qual pode destacar que a Praça da República localizada no bairro Centro, a Praça dos Imigrantes localizada no bairro Assis Brasil e o campus da Unijuí localizado no bairro Universitário como os espaços mais usados pela população. Observou-se também que muitos bairros apresentam espaços que não são muito utilizados pelos moradores, pois apresentam inexistência de infraestrutura ou com problemas de conservação dos equipamentos e mobiliário urbano, refletindo o abandono de alguns espaços pelo poder público.

Publicado
2019-02-08
Como Citar
CERETTA, Daniely Schultz; ENGERROFF, Franciele Zientarski; SOARES, Igor Norbert. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS. I Painel de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, [S.l.], v. 0, n. 01, fev. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/papearur/article/view/10692>. Acesso em: 17 ago. 2019.
Seção
Artigos