CIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
Resumo
Estudar a cidade é um desafio, pois o ensino proposto em muitas escolas, centrado quase que exclusivamente no Livro Didático, ainda apresenta lacunas. Isso porque os LDs, muitas vezes, tratam do conteúdo “cidade” em uma abordagem instrumentalista, apresentando a temática geralmente na escala regional e global, desconsiderando a escala local – o município, a pequena cidade, as dinâmicas da vida nestes espaços. Por isso, o objetivo da pesquisa, de cunho qualitativo e bibliográfico, foi refletir sobre o tema cidade como conceito no livro didático de Geografia. A análise documental de livros didáticos do Ensino Fundamental (7° ano), e Ensino Médio (2° e 3° ano) foi realizada a partir dos Princípios Científicos Didáticos (GARCÍA RUIZ, RASO SÁNCHEZ, 2008), analisando de que modo a cidade é abordada, considerando se o conteúdo cidade nos LDs contribui para a construção da cidadania na perspectiva da educação geográfica. Defendemos que o ensino de Geografia pode auxiliar na construção de conhecimentos para compreender transformações que ocorrem no espaço geográfico e servir como instrumento à construção da cidadania e à compreensão do seu lugar. Por isso, os estudos sobre cidade são fundamentais, pois é nesse espaço que habita a maior parte da população mundial e também é nela que se espacializam funções sociais, políticas, econômicas e culturais. A cidade, como lugar de conflitos ou de soluções (SANTOS, 1993), precisa ser compreendida em suas dinâmicas, pelos processos que nela se consolidam e a modificam constantemente. Constitui uma possibilidade dos sujeitos tomarem consciência do papel desempenhado pelas cidades e contribuírem como cidadãos ativos na gestão e participação democrática desse espaço. Esse processo, para Young (2011) requer que os alunos pensem na cidade em relação ao governo e ao comércio, e não apenas que descrevam como eles, seus pais e seus amigos experimentam a vida na cidade.