Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
LUZ, ÁGUA, SOLO E AR PROFESSOR E ALUNOS PROTAGONISTAS DA APRENDIZAGEM
Autores
Franciele Novaczyk Kilpinski Borré
UNIJUÍ
Priscila Kruger Grams
Tainara Taise da Silva dos Santos
Kayan Diorge Schutz
Guilherme Tiecher Moreira
Evelin Hammarstron
Resumo
É fato que a consolidação dos conhecimentos, no caso dos conceitos específicos se deu significativamente quando os alunos estavam à frente das atividades como protagonistas de sua aprendizagem; quando tinham a responsabilidade de expor para outras pessoas os conceitos e alia-los as práticas. A partir do momento em que foi invertido os papeis e as crianças tiveram a necessidade de demonstrar entendimento sobre os conteúdos para então sistematizá-los, a postura frente aos conhecimentos mudou. Houve mais obstinação nos estudos, busca de informações, trabalho em equipe, pesquisa para que as informações trazidas aos demais fossem verdadeiras e as mais claras possíveis e que a partir disso houvesse entendimento e com isso aprendizagem. Quando as crianças estavam realmente na posição de protagonistas destes conceitos conseguiram sistematizar para elas mesmas dando sentido a alguns conceitos que para elas ainda não estava claro. Quando tiveram que aprender para ensinar, aprenderam mais que quando estavam na posição Modalidade do trabalho. A responsabilidade de ter um bom desempenho, ser claro, objetivo e se fazer entender motivou aos alunos a revisar, estudar novamente e socializar suas ideias, além claro de treinar oralidade, tom de voz, desinibição.