LUZ, ÁGUA, SOLO E AR PROFESSOR E ALUNOS PROTAGONISTAS DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Franciele Novaczyk Kilpinski Borré UNIJUÍ
  • Priscila Kruger Grams
  • Tainara Taise da Silva dos Santos
  • Kayan Diorge Schutz
  • Guilherme Tiecher Moreira
  • Evelin Hammarstron

Resumo

É fato que a consolidação dos conhecimentos, no caso dos conceitos específicos se deu significativamente quando os alunos estavam à frente das atividades como protagonistas de sua aprendizagem; quando tinham a responsabilidade de expor para outras pessoas os conceitos e alia-los as práticas. A partir do momento em que foi invertido os papeis e as crianças tiveram a necessidade de demonstrar entendimento sobre os conteúdos para então sistematizá-los, a postura frente aos conhecimentos mudou. Houve mais obstinação nos estudos, busca de informações, trabalho em equipe, pesquisa para que as informações trazidas aos demais fossem verdadeiras e as mais claras possíveis e que a partir disso houvesse entendimento e com isso aprendizagem. Quando as crianças estavam realmente na posição de protagonistas destes conceitos conseguiram sistematizar para elas mesmas dando sentido a alguns conceitos que para elas ainda não estava claro. Quando tiveram que aprender para ensinar, aprenderam mais que quando estavam na posição Modalidade do trabalho. A responsabilidade de ter um bom desempenho, ser claro, objetivo e se fazer entender motivou aos alunos a revisar, estudar novamente e socializar suas ideias, além claro de treinar oralidade, tom de voz, desinibição.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência