O TEMPO KÁIROS E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DOCÊNCIA COMPARTILHADA ENTRE PROFESSORA REGENTE E ESTAGIÁRIA
Resumo
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O presente texto busca tornar-se registro de um trajeto reflexivo e formativo das educadoras
autoras. Trajeto que se faz no tempo kairós e não no tempo kronós. Isto porque, diz das vivencias e
experiências de uma professora regente e sua estagiária na relação cotidiana com um grupo de
bebês em um contexto coletivo de educação infantil público.
As razões pelas quais consideramos relevante a escrita desse texto estão atreladas ao fato de que a
educadora estagiária, do curso de Licenciatura em Pedagogia, também ocupa o cargo de auxiliar de
educação infantil desse mesmo grupo de crianças. Relações que se interpelam, se questionam e
produzem saberes experienciais de uma docência compartilhada em muitos tempos.
É sobre essas premissas que pretendemos abordar nas próximas linhas questões sobre o tempo da
docência e o tempo da docência compartilhada, considerando, o trajeto formativo vivido por ambas
as educadoras no primeiro semestre de 2017.