MATH GO – O JOGO DE MATEMÁTICA PARA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Autores

  • Edson Luiz Pandoin
  • Marcelo Maroski
  • Ana Carolina Prante
  • Peterson Cleyton Avi
  • Lecir Dalabrida Dorneles
  • Claudia Piva

Resumo

O jogo Math Go foi desenvolvido pensando nos alunos que estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ele apresenta exercícios de diferentes conteúdos do ensino médio que podem ser abordados no exame, conforme o nível do aluno. Qualquer aluno pode entrar e fazer um cadastro para começar a jogar.

O formato escolhido para o Math Go foi de site, pois assim, mais pessoas e plataformas poderiam ser alcançadas. O site possibilita a utilização do jogo em aulas e exercícios de estudo em computadores, assim como o aulo pode jogar no celular em momentos alternativos, sem acesso ao computador. O formato de site também possibilita a utilização do jogo independente do sistema operacional que o aluno estiver usando.

O modelo de jogos de perguntas e resposta é bastante popular e se tornou um formato interessante também para a televisão. E um programa bastante conhecido no Brasil produzido neste molde foi o Show do Milhão, no qual as pessoas respondiam a questões com várias alternativas. Conforme iam acertando as perguntas, o participante recebia mais dinheiro e as perguntas ficam mais difíceis, até o prêmio final de 1.000.000 de pontos.

Para o desenvolvimento da aplicação do jogo, foi escolhia a linguagem de programação PHP, juntamente com o framework CodeIgniter para facilitar a codificação do código. Outra vantagem são as ferramentas que fazem parte dele para conexão ao banco de dados, configuração de rotas e modelo MVC, que tornam mais práticos o desenvolvimento e manutenção do código.

O SGBD escolhido, para o gerenciamento do banco de dados, foi o Mysql, sendo ele um banco da dados open source e, atualmente, um dos mais utilizados do mundo. Ele também tem uma grande afinidade com o próprio PHP, o qual já possui função de integração nativamente com o Mysql.

Outra vantagem é a vasta utilização do PHP e do Mysql, indicando que as ferramentas são confiáveis, e, que suas grandes comunidades, podem ser fonte de suporte no desenvolvimento de sistema e correção de bugs.

Para instalação do ambiente de desenvolvimento foi utilizado Wamp, que oferece suporte para o PHP e o Mysql, assim como o Apache, interpretador do PHP. Outra ferramenta que companha o Wamp é o PhpMyAdmin, utilizado para o gerenciamento no banco de dados.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência