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O TENSIONAMENTO ENTRE SABERES NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Autores
Raquel Weyh Dattein
UNIJUÍ
Lenir Basso Zanon
Resumo
O presente relato de experiência emergiu no contexto da disciplina “Epistemologia e Educação” do Curso de Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí, em decorrência de um estudo desenvolvido com o objetivo de situar e discutir entendimentos sobre o processo de constituição do conhecimento profissional docente, assumindo-o como permanente transformação de teorias, conhecimentos e saberes com os quais o sujeito pensa e age sob o viés da reflexão crítica e emancipatória. Uma pluralidade de palavras/conceitos coparticipa dos processos de constituição docente e é a reflexão crítica com relações de tensionamento entre saberes, teóricos ou práticos, que possibilita os processos formativos. Com base nesse entendimento, para a construção deste texto, o percurso metodológico abrangeu um estudo bibliográfico com vistas e situar entendimentos sobre a problemática que diz respeito às relações entre saberes implicados nos complexos movimentos constitutivos da docência. Na perspectiva de uma reflexão crítica e emancipatória na formação docente, é valorizada a atitude de abertura para saber lidar com saberes que, transcendendo o cotidiano, são exigentes de vigilância epistemológica mobilizada/mobilizadora de sistemáticas relações de tensionamento ante à diversidade de situações e de conhecimentos implicados na docência.