MATEMATIZANDO ÍNDICES DE MASSA CORPORAL E OBESIDADE VICERAL

Autores

  • Delmar Augusto Daltrozo
  • Senhorinha Da Silva Goi
  • Raíssa Renata Didone Milbeier
  • Jaqueline Dalla Lana Schreiber
  • Mateus Heck
  • Naiara Schulz

Resumo

Educar nos dias de hoje não deve se restringir em formar estudantes para dominar determinados conteúdos apenas, mas também que estes saibam pensar, refletir, trabalhar e cooperar uns com os outros, proporem soluções sobre problemas e questões atuais. A escola deve favorecer a formação de estudantes críticos e participativos, conscientes do seu papel nas mudanças sociais.

Para nortear nosso projeto, elegemos a seguinte problemática de estudo: Por que mudamos tanto nossos hábitos alimentares? Porque é tão difícil adquirirmos hábitos saudáveis em nossa alimentação? Por que com tantas atividades que temos hoje em dia, na maioria das vezes acabamos pulando refeições ou comendo o que não deveríamos? Porque que muitos jovens estão acometidos de obesidade? Estudando esses índices é possível ensinar matemática?

Realizar um estudo sobre IMC – Índice de Massa Corporal e RCQ – Relação Cintura e Quadril é demonstrar que é importante acompanhar nossos índices para evitar ou prevenir muitas doenças. Este trabalho visa mostrar a possibilidade de trabalho interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Matemática, Ciências em busca de uma melhor articulação entre essas disciplinas pode ser bem utilizada no ambiente escolar, tanto no que se refere ao aprendizado, quanto na resolução de problemas reais do cotidiano do aluno. Nesta prática, ressaltamos que a conexão entre as referidas disciplinas contribui para o combate ao chamado mal do século – a obesidade.

Buscou-se meios de auxiliar o aluno a ter uma alimentação balanceada, por tabelas, estatísticas e fórmulas de gastos calóricos, informações de conceitos em ciências necessárias para obtenção de uma vida saudável. A disciplina de Ciências ocupou-se dos aspectos referentes à alimentação correta e a Matemática tratou dos cálculos e fórmulas fundamentais.

Além da aprendizagem matemática envolvendo os números decimais, fórmulas, equações, tabelas e gráficos a intenção com este projeto era que os estudantes se conscientizassem sobre as simplificações ocasionadas pelo alto consumo de “besteiras” em sua alimentação e que conseguissem fazer uso e interpretar os dados estatísticos coletados a partir das informações pesquisamos nos sites de informações sobre o assunto. Almejamos que durante a apresentação de encerramento do projeto os estudantes se conscientize não só a si, mais os demais colegas da escola e toda a comunidade.

Desta forma, reunimos ao nosso projeto as seguintes expectativas: contribuir para a formação integral do aluno; sanar dificuldades matemáticas envolvendo o conteúdo de números decimais, equações, fórmulas e expressões algébricas; instigar os estudantes a conhecerem e cuidar do próprio corpo com responsabilidade, valorizando e adotando hábitos alimentares saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva; promover a interação dos estudantes na realização de um trabalho interdisciplinar entre a matemática e outras disciplinas; verificar os índices de obesidade em outros Países; expandir e construir noções de unidades de medidas e proporcionalidade a partir de contextos reais.

Destacamos que a questão da obesidade é um problema que afeta qualquer tipo de pessoa e em qualquer idade. Entretanto, devido ao tipo de vida e hábitos alimentares desenvolvidos pelos jovens na atualidade, é frequente diagnosticado a obesidade na adolescência. Assim, vemos que o problema da obesidade afeta tanto o sistema de saúde do adolescente quanto pode comprometer um dos pontos mais fortes e mais importantes para o desenvolvimento de um adulto feliz: a autoestima. Um jovem que sofre este tipo de problema poderá ter uma autoestima realmente baixa, com grandes dificuldades em fazer amizades ou manter a socialização a um nível que seja saudável, fazendo com que a vida adulta seja muito mais complicada de gerir, com a solidão e a falta de contatos a trazer-lhe inúmeros problemas.

O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar.

Esse assunto foi provocado pelas inúmeras vezes que constatamos a dificuldade dos estudantes em resolver situações escolares com os números decimais e também auxiliou na compreensão de expressões algébricas, equações, fórmulas, interpretação de tabelas e gráficos.

É nossa função como educadores, desenvolvermos estudantes capazes de investigar e resolver situações ligadas à sua própria realidade, como apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): “A análise dessas situações, tão presentes na vida da maioria dos estudantes, é bastante favorável para que eles compreendam a relatividade das medidas estatísticas e de como elas podem ser manipuladas, em função de determinados interesses” (BRASIL, 1998, p. 32).

Nesse sentido, o conteúdo de números decimais fora desenvolvido através de discussões em sala, de experimentos com balanças, comparação de pesagens, com cálculos de IMC(Índice de Massa Corporal), RCQ(Relação Cintura/Quadril) organização e construção de gráficos e tabelas, relatórios de atividades, verificação de índices de valores energéticos e calóricos de alimentos (frutas, verduras e legumes) e outros métodos que possibilitaram os estudantes trabalharem o conteúdo matemático inserido no currículo escolar, sem aquele mecanismo tradicional, onde só existe a matemática pela matemática. Tal metodologia permitiu que os estudantes trabalhassem com outras disciplinas e atuassem como agentes do seu próprio conhecimento.

O conteúdo de números decimais, não deixa de ser importante em nenhum ciclo do Ensino Básico, principalmente quando vemos a dificuldade persistente tanto no conteúdo dos decimais propriamente ditos, quanto em seus derivados como medidas de massa, razão e proporção, porcentagens, representações gráficas com construção e interpretação de tabelas e gráficos e o tratamento da informação.

O professor de Ciências auxiliou os alunos na compreensão de alimentos com teor calórico baixo/alto e alimentos que podem causar doenças; criando com os alunos cardápios sugestivos para pessoas diminuir de peso; registrou sua participação auxiliando os estudantes acerca de como estão os índices de obesidade entre os jovens em outros países; e o professor de Educação Física contribuiu na compreensão prática no significado do IMC e do RCQ, na importância de se ter uma alimentação saudável, nos cuidados relativos à implantação de hortas, colheita e preparo de alimentos quanto ao dispêndio calórico, na importância de atividades físicas e entendimento de conceitos relativos ao equilíbrio energético: gasto calórico nas atividades do dia-a-dia deles e da comunidade e consumo energético referente ao consumo de produtos naturais e industrializados. 

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência