MINHOCANDO

Autores

  • Thaís Kinalski UNIJUÍ
  • Bruna Meinke Krysczun
  • Fernanda Nowicki Tiecher
  • Gabriel Cereta Rosanelli
  • Igor Ferreira da Silveira
  • Yasmin Savicki

Resumo

Os alunos precisam, desde pequenos, serem instigados a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo. Podem também trocar ideias e informações, debate-las, confrontá-las, distingui-las e representá-las, aprendendo, aos poucos, como se produz um conhecimento novo ou porque as ideias mudam ou permanecem. E, por isso, foi realizado o projeto com a turma com o tema “Minhocando”, com a intenção de estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, identificando características e comportamento das minhocas. O projeto estimulou os alunos à pesquisa, a pensar de modo científico e criativo. Colocou o aluno no papel de pesquisador e produtor de novos conhecimentos, proporcionando uma aprendizagem dotada de finalidade e significado. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida pela autora, professora da Escola Municipal Fundamental Davi Canabarro do município de Ijuí/RS, durante o estudo dos animais vertebrados e invertebrados, em especial, dos anelídeos, com a turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, sendo um de seus conteúdos específicos.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência