ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO EXPERIMENTOS SOBRE DENSIDADE DE FORMA INTERDISCIPLINAR
Resumo
INTRODUÇÃO
A matemática, geralmente, não está entre as disciplinas preferidas pelos alunos. Assim, são diversas as estratégias e os instrumentos utilizados por alguns professores para dar suporte às aulas de matemática, os quais contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem, conectando o conhecimento matemático abstrato ao interdisciplinar, usual e prático. Segundo Fiorentini e Lorenzato (2009, p.55), há uma baixa conexão entre os conteúdos de matemática e as aplicações práticas do dia a dia que inibem a agilidade e a capacidade de organização de pensamento dos alunos. Desse modo, trabalhar com experimentos práticos é muito mais interessante e possibilita ao educando criar estratégias em busca de soluções que favoreçam uma aprendizagem significativa. Partindo dessa abordagem, o projeto: "Estudo de conceitos matemáticos envolvendo experimentos sobre densidade de forma interdisciplinar” traz um novo olhar e uma nova maneira de desenvolver estratégias que tornem possível a compreensão de determinados conteúdos.