CONSTRUÇÃO DO TEODOLITO CASEIRO E O CÁLCULO DE ALTURAS INACESSÍVEIS

Autores

  • Ana Maria Scarton UNIJUÍ
  • Ana Flávia Wildner Tremea
  • Natiele Ramos Da Silva
  • Gabriele Boff De Oliveira

Resumo

Neste texto socializamos uma experiência pedagógica vivenciada na disciplina de Matemática do

curso normal, na turma 211, do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koelher –

IEEGCK, no segundo trimestre de 2017, referente ao conteúdo de trigonometria no triângulo

retângulo e a determinação da medida de um ângulo agudo, para o cálculo de alturas inacessíveis

(difíceis de medir com uma fita métrica).

Este trabalho foi proposto à turma de alunas, após a introdução das razões trigonométricas, seno,

cosseno e tangente, na forma de uma aula prática, envolvendo a construção de um teodolito

caseiro, para a medição de ângulos e, com isso, obter o calculo aproximado da altura do prédio novo

do IEEGCK.

 

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência