A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO PELO ALUNO SOBRE SUA ATIVIDADE DE ESTUDO DO CONTEÚDO ESCOLAR

Autores

  • Salete Teresinha Bernardi Libardi UNIJUÍ
  • Lenir Basso Zanon
  • Luciana Schwerz Huller

Resumo

A elaboração deste texto partiu do entendimento do processo de desenvolvimento do psiquismo humano como um conjunto de complexas transformações qualitativas que se traduzem na produção de neoformações cerebrais, que também podem ser referidas como funções mentais superiores,
tipicamente humanas, ou seja, não inatas, como: a atenção voluntária, a percepção, a memória, a linguagem, o pensamento lógico. Esse entendimento advém das contribuições de Leontiev (1978), que analisa as condições do psiquismo humano e das neoformações cerebrais. Isso supõe entender o desenvolvimento de complexos sistemas multifuncionais, no decurso de toda
a vida, pela atividade do indivíduo, nas interações sociais que lhe permitem sistemáticos processos de apropriação dos instrumentos e ferramentas no contexto histórico/cultural. A constituição humana supõe a atividade do sujeito em interação com complexos sistemas em que se (re) criam os processos de transformação da natureza, pela cultura que, por sua vez, transforma a natureza de forma dialeticamente inter-relacionada, na vida, com internalização e atribuição de sentidos aos instrumentos que materializam a cultura, na sociedade.

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Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência