A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: MEDIAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR
Resumo
Este trabalho é uma contextualização de uma atividade desenvolvida em sala de aula, a qual foi realizada com educandos dos terceiros anos do Ensino Médio de uma Escola Pública de Santa Rosa/RS, tendo como aporte a pesquisa como princípio pedagógico e educativo. A atividade foi desenvolvida em sala de aula, durante as aulas de Química, tendo como intuito de possibilitar aos educandos a produção de trabalhos interligados aos conceitos a serem desenvolvidos
e possibilitar a mediação na constituição do conhecimento escolar. Ao mesmo tempo, pretende tornar mais significativa a construção do conhecimento, despertando o interesse e instigando a prática da pesquisa em sala de aula como meio educativo e de aprendizagem. Segundo Severino e Severino (2012), é preciso propiciar ao estudante de ensino Médio práticas que trilhem o caminho
da autonomia e que culmine na aprendizagem, tornando-a além de significativa mais gratificante. Além do mais, é fundamental que o educando desperte por intermédio da pesquisa, a escrita e a argumentação como meio natural de expressar os conhecimentos adquiridos. Segundo Ramos (2002), o ensinar pela pesquisa favorece o principio de ensinar para a cultura da argumentação. É papel da escola e da sala de aula educar para uma cultura social argumentativa contribuindo para o desenvolvimento do ser sujeito. Acredita-se que a pesquisa como principio pedagógico e educativo estabelece maior comprometimento do estudante perante o seu objeto de estudo. Resgata e estabelece novas relações
articulando os conceitos da componente curricular com o seu grau de interesse na busca por conhecimento. Para o relato deste estudo foi utilizado a sistematização segundo Holliday (2006), a qual objetiva o intercambio das experiências, compreensão do trabalho e a melhoria do conjunto de práticas
docentes, culminando na constituição do conhecimento escolar e da inter-relação educador e educando.