A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRADA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA EXPOSIÇÃO CONHECER PARA PRESERVAR

Autores

  • João Carlos Segatto Leite UNIJUÍ
  • Lenir Basso Zanon
  • Mara Lisiane Tissot Squalli

Resumo

As inúmeras transformações na sociedade incluem as da educação, como no campo do currículo, com avanços no conhecimento pela crescente necessidade de articulação dos conhecimentos disciplinares entre si e com conhecimentos da vida cotidiana. Por um lado, as ciências de referência e as disciplinas escolares, sendo especializadas por natureza, consistem numa inerente simplificação
do real. Por outro lado, o real é complexo por natureza. Isso situa o ensino escolar, no qual os conhecimentos disciplinares necessitam fazer parte de um todo, sem perder sua especificidade, sem
o que não há aprofundamento no conheciento do real, por meio de cada disciplina/área: no mundobda vida, o conhecimento não ocorre de forma isolada e sua compreensão requer o domínio de conhecimentos de várias áreas com os quais é possível entender o todo. Com esses pressupostos, discutimos neste texto aspectos da formação inicial de professores de Ciências Biológicas, com o objetivo de analisar relações de articulação entre dimensões educativas
consideradas importantes ao desenvolvimento dos processos de constituição da docência, na licenciatura. Para isso, analisamos um recorte do processo formativo que diz respeito a uma vivência propiciada no contexto da Exposição Conhecer para Preservar, uma atividade que vem sendo realizada, há dez anos, no contexto do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, RS), sob o viés da perspectiva da integração de saberes. A metodologia abrangeu realização de entrevista com uma professora do Curso que vem participando, desde o início, da referida Exposição, registrada em áudio, seguida da transcrição das falas com construção de resultados. Para preservar o anonimato, a referida professora será nomeada de Maria, neste texto, que contempla uma análise preliminar, nesta etapa da pesquisa.

Referências

CIAVATTA, Maria. A FORMAÇÃO INTEGRADA a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. 11/9/2008.

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Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência