HISTÓRIA DO TRABALHO: APRENDER HISTÓRIA POR MEIO DA HISTÓRIA D

Autores

  • Josei Fernandes Pereira UNIJUÍ

Resumo

O projeto “Novas perguntas em cada resposta” apresenta-se como uma proposta de reflexão sobre a interdisciplinaridade e a prática da pesquisa na área das Ciências Humanas do ensino médio. É uma proposta resultante de uma série de experiências realizadas na disciplina de História no ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA (instituição educacional vinculada
à mesma fundação responsável pela UNIJUI) entre 2011 e 2014, que se justifica por refletir como a metodologia da pesquisa científica pode ser utilizada em sala de aula como ferramenta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de conceitos complexos em uma abordagem interdisciplinar, contribuindo para o aprendizado de Ciências Humanas e a construção do conhecimento pelos alunos do ensino médio. Trata-se ainda de uma abordagem peculiar, na qual o próprio pesquisador é o sujeito da pesquisa, uma vez que também é o professor responsável pela
turma na qual o projeto é desenvolvido, desenvolvendo-se, assim, uma nova modalidade de pesquisa baseada no princípio do professor-pesquisador.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relatório Técnico-científico