HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Fabiane Garcia Tonon UNIJUÍ
  • Louise Da Silveira Cavalheiro

Resumo

É incrível que todos os 6.912 idiomas distintos do mundo possam estar, de alguma forma, ligados entre si. Todos constituem a “alma de um povo”, o “espelho de uma nação”, como diriam os filósofos Johann Fichte e Friedrich Schiller. Baseando-se nesses princípios, optamos por estudar e conhecer a nossa história de um novo ângulo, o das linguagens.
A história e a cultura de um país é um conjunto de diversas práticas e princípios do mesmo, e a língua é uma das determinantes para a constituição dessa história, por mais que muitas sejam oriundas de um mesmo idioma, como por exemplo os gerados a partir do latim (italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno), as diversidades de cada comunidade as
modifica, resultando no imenso número de idiomas falados ao redor do mundo.
A diversidade é a identidade do ser humano, portanto, conhecer as origens e bases da nossa língua se faz necessária para compreendermos nossa própria identidade. Nosso maior objetivo era contar a história da nossa língua, país e, consequentemente, da construção da nossa individualidade, demonstrando como o mundo atual e globalizado pode influenciar no idioma do cotidiano e tornarse parte da cultura de uma comunidade. Com a intenção de mostrar um pouco da origem do português, entendemos que o respeito para com qualquer outro idioma é crucial, pois faz parte das particularidades culturais de cada povo e nação.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relatório Técnico-científico