GESTÃO ESCOLAR, A EXPERIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Patrícia Garcia do Nascimento UNIJUÍ
  • Julieta Ida Dallepiane UNIJUI

Resumo

Pensar e desenvolver o Estágio aprimorou minhas vivências e aprendizagens. Essa experiência tornou meus dias dentro da Escola muito mais significativos e serão fundamenteis na minha formação enquanto docente e quem sabe futura gestora ou coordenadora pedagógica.
Nem de longe podemos imaginar o quão intenso e desafiador é o cotidiano de uma equipe de gestão. Esta prática de observação e análises me proporcionou momentos de muito aprendizado. Minhas ideias e concepções em relação à gestão escolar foram reforçadas e muitos conhecimentos novos foram conquistados. Aprendi mais ainda a valorizar e respeitar o trabalho de uma equipe gestora. A escola que escolhi para desenvolver minhas observações foi muito acolhedora, as pessoas com quem tive a oportunidade de estar junto me fizeram rever muitos conceitos. Ter a oportunidade de analisar o dia a dia da diretora e coordenadora pedagógica ficou ainda mais enriquecido por ter podido
também, de maneira muito sutil, a oportunidade de observar os professores, funcionários e alunos que fazem parte desta escola e como eles veem e pensam em relação às pessoas que estão ocupando estes cargos que conduzem e orientam esta instituição de ensino.
Dentre todos os desafios enfrentados diariamente dentro da escola e as responsabilidades que ambas as pessoas de uma equipe de gestão estão incumbidas de fazer, acredito que manter um clima harmonioso e estabelecer uma boa relação entre as pessoas seja o mais “difícil”. São muitas opiniões
diferentes, muitos pensamentos diferentes, o que é ótimo, por que se todos pensassem da mesma maneira tudo seria monótono, mas saber conciliar tudo e ser firme em seus posicionamentos é uma conquista diária.
A sala de aula com certeza é a base para tornar-se um bom diretor (a) ou coordenador (a) pedagógico (a), afinal não faria sentido estar “à frente” de uma escola sem antes ter passado por todos os segmentos que dela fazem parte. Mas assumir a responsabilidade de estar nessa posição é um trabalho de dedicação constante e um (re)fazer-se diário enquanto profissional da educação. Encerrei semestre com mais interrogações do que quando o iniciei, mas tenho certeza de que serão essas interrogações que conduzirão meu trabalho dentro da escola, que fomentará minha vontade de aprender e me constituirá dentro desta profissão.
Por fim, tenho a dizer que quando nos dispusemos com todas as forças a enfrentar algumas inseguranças que temos dentro de nós somos recompensados com uma bagagem imensa de conhecimentos que adquirimos. Aprendemos a nos superar e acreditar mais ainda em nosso potencial.
Este Estágio foi um presente para mim.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. PNE – Plano Nacional de Educação 2014-2024.

LIBÂNEO, José Carlos et. al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. Coleção Docência em Formação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. 259p.Eixo Temático: Educação nas Ciências

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 8. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão. 124p.

______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Heloísa Lück. –Curitiba: Editora Positivo, 2009.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relatório Técnico-científico