FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Autores

  • Luíza Nunes Marques UNIJUÍ
  • Marta Estela Borgmann UNIJUI

Resumo

A prática docente de um professor alfabetizador é, sem dúvida, uma prática complexa, que demanda uma gama variada de saberes para o desenvolvimento da profissão. Entendemos que ela é permeada pela aquisição de conhecimentos adquiridos em seu curso de formação inicial mobilizando habilidades e competências para o exercício do ensino da leitura, da escrita e do cálculo de seus educandos e de uma formação continuada que propicia a atualização de conhecimentos importantes para o desenvolvimento de suas tarefas.
Essa discussão surge da reflexão de práticas desenvolvidas no projeto de extensão Escola, Currículo, Conhecimento: Práticas pedagógicas integradas e integradoras em uma escola pública de ensino fundamental em um sub-projeto voltado a ações do curso de Pedagogia. O projeto converge para um foco comum de ações de extensão das licenciaturas e enseja relacionar a proposta do projeto pedagógico da escola com o fazer do professor alfabetizador, analisando as ações educativas em sala de aula, na perspectiva de analisar e contribuir com o processo de alfabetização, visto que a turma do 3º ano dos anos iniciais apresenta um número significativo de crianças que ainda não estão alfabetizadas. Desta forma, buscaremos ao longo desse resumo, pensar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita a partir da contribuição da formação inicial do pedagogo quanto à aquisição de uma base de conhecimentos para sua prática alfabetizadora.
O contexto se desenvolve em uma escola Estadual que oferece Ensino Fundamental. A análise recai particularmente em uma turma de terceiro ano, isto é, último ano do ciclo de alfabetização, que apresenta um número considerável de alunos que não estão ainda alfabetizados. A metodologia
utilizada para construir o caminho de reflexão se faz através de observações participadas, intervenções individuais com alunos e no grupo, bem como conversas informais com a professora da turma. Assim, foi possível refletir sobre as práticas pedagógicas e às experiências do professor, que através de suas ações possibilitou compreender o contexto.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relatório Técnico-científico