ANÁLISE TÉCNICA DE UM POMAR DE LIMÃO TAITI NO MUNICIPIO DE IJUÍ RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Tagliane Eloíse Walker
  • Maiara Do Nascimento Da Ponte
  • Tamara Da Silva Coppetti
  • Charleston Dos Santos De Lima
  • Marieli Cezimbra Lopes
  • Osório Antônio Lucchese

Resumo

Apesar de ser conhecido popularmente como limão, o Taiti na verdade é uma lima ácida. Essa lima ácida é uma espécie de cítrico que reúne no máximo dez variedades no planeta.

O “limoeiro” se desenvolve e frutifica bem em condições de clima tropical, necessita de muito sol e umidade controlada para gerar frutos suculentos e graúdos. O pomar em questão situa-se na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, sendo que de acordo com a classificação climática de Köppen o clima da região é do tipo Cfa, subtropical úmido, com verões quentes e invernos frios. O inverno no estado se caracteriza pela presença de geadas, assim a tolerância referente à geada varia de espécie para espécie. Durante o verão, estação de maturação dos frutos, a temperatura tem efeito importante na formação de açúcares e a relação entre açúcar e acidez. Em zonas subtropicais a maturação pode ocorrer na estação de inverno, o que retarda a formação de açúcar e torna os frutos mais ácidos (CIIAGRO, 2017).

A planta também requer solos profundos e bem drenados, tem um rápido crescimento e pode chegar a 4 metros de altura; a copa é arredondada e bem enfolhada. O Taiti floresce e frutifica ao longo do ano, mas tem maior produção de janeiro a junho e menor oferta de julho a dezembro, os frutos são colhidos ainda verdes para consumo e comercialização. A propagação mais indicada é por enxertia, devido ausência de sementes, usa como base porta enxerto, no Brasil, o limão cravo (DOCELIMÃO, 2017)

O objetivo do trabalho foi identificar problemas técnicos e propor soluções no pomar de limão taiti.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência