“JOGO DA VIDA”: COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência intelectual, Jogos, Sistema Monetário BrasileiroResumo
Este relato tem a pretensão de explanar as mediações pedagógicas no espaço da Sala de Recursos, onde acontece o AEE-Atendimento Educacional Especializado, com o objetivo de complementar o processo de inclusão de uma aluna com deficiência intelectual incluída no 1ª Ano do Ensino Médio. Através de atividades concretas, que projetaram estimular hipóteses para a construção do número e o reconhecimento do Sistema Monetário Brasileiro na prática do comércio por meio do “Jogo da vida”. A partir de um referencial teórico fundamentado nas contribuições sócio interacionistas de Vygotsky (1997, 2005, 2007). Considerando também os documentos legais vigentes referentes à Educação Especial numa perspectiva Inclusiva. Salientando, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que vem reiterar que a educação é um direito da pessoa com deficiência, assegurando sistemas inclusivos em todos os níveis e aprendizado para toda a vida, visando o máximo desenvolvimento intelectual considerando as características, interesses e possibilidades de aprendizagem.