TEOREMA DE PITÁGORAS

  • Cristiane Raquel Kern
  • Cristiane Raquel Kern
  • Marcelo Nascimento da Silva
  • Lisa Brönstrup Heusner

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa sobre um assunto que nos chamou muito atenção e que será trabalhado neste ano nas aulas de matemática: O Teorema de Pitágoras. Através dele demonstramos, com uma experiência prática e através da geometria: utilizando três prismas quadrangulares de vidro e formando com eles um triangulo retângulo, que o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos. Para construir este experimento precisamos relembrar e aprender um pouco mais sobre ângulos e sua construção e verificar a nomenclatura dos lados de um triangulo retângulo. Com esta pesquisa percebemos a importância da matemática em nossa vida e que podemos verificar de forma prática o Teorema de Pitágoras, além de aprendermos a construir ângulos de 90°, analisar onde aplicamos este teorema e relembrar cálculos de área de figuras planas e volumes de prismas. 

Publicado
2018-06-11
Como Citar
KERN, Cristiane Raquel et al. TEOREMA DE PITÁGORAS. Feira Regional de Matemática do RS, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9259>. Acesso em: 20 jun. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Finais