VIVENDO A MATEMÁTICA

  • Solange Santana da Rocha Rabuske
  • Pedro Henrique de Oliveira Luersen
  • Guilherme Schuster Moi
Palavras-chave: Educação Matemática, Cotidiano, Ensino-aprendizagem, Aplicações matemáticas, Professores, Alunos

Resumo

Este artigo trata do ensino-aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental- Anos Iniciais, voltado para o cotidiano dos alunos e desenvolvemos esse trabalho vivendo a matemática para atender essa questão.  É importante trabalhar a matemática usando sempre aplicações matemáticas, mostrando ao aluno sua importância em sua vida futura. Os professores que relacionam em suas aulas os conteúdos estudados com questões de aplicações voltadas para o dia-a-dia e realidade vivenciada dos alunos e assim diminuem as dificuldades existentes nesse estudo. Nossa pesquisa iniciou de acordo com dúvidas e questões em sala de aula, listamos os produtos da cesta básica, fomos até aos mercados mais populares da cidade e comparamos os valores de acordo com a cesta básica. Em conclusão, o artigo propõe que os professores de matemática trabalhem relacionando os conteúdos estudados de uma forma prática, real e prazerosa. 

Publicado
2018-06-11
Seção
Ensino Fundamental - Anos Iniciais