TEOREMA DE PITÁGORAS

  • Geroni de Fatima Rossoni
  • Julia Hempe Schaffazick
  • Fabiano Santos Erthal

Resumo

O presente trabalho Teorema de Pitágoras foi desenvolvido na turma do nono ano e teve como objetivo desafiar os alunos a entender na prática a teoria desenvolvida pelo Filósofo grego Pitágoras. Após todo um estudo histórico da vida e de vivências de Pitágoras, desafiou-se os alunos a entender o Teorema de Pitágoras de uma maneira prática. Usando material concreto, os alunos conseguiram relacionar a prática com a teoria. Eles nem imaginavam quanta matemática se encontrava envolvida nas atividades do dia a dia. De uma maneira ou outra, esses conhecimentos fazem parte da necessidade do homem na sociedade, para a resolução de eventuais problemas que podem ocorrer, como na área do transporte (logística), engenharia, arquitetura, etc. A partir da utilização de quadrados feitos em cartoplex, escadas, triângulos confeccionados de madeira, e volumes sólidos, torre, os alunos chegaram a conclusão de uma maneira concreta que, o quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma do quadrado das medidas dos catetos. 

Publicado
2018-06-11
Como Citar
ROSSONI, Geroni de Fatima; SCHAFFAZICK, Julia Hempe; ERTHAL, Fabiano Santos. TEOREMA DE PITÁGORAS. Feira Regional de Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. ISSN 2674-7901. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9247>. Acesso em: 20 ago. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Finais