TEOREMA DE PITÁGORAS

  • Geroni de Fatima Rossoni
  • Julia Hempe Schaffazick
  • Fabiano Santos Erthal
Palavras-chave: Teorema de Pitágoras, Prática, Conhecimento

Resumo

O presente trabalho Teorema de Pitágoras foi desenvolvido na turma do nono ano e teve como objetivo desafiar os alunos a entender na prática a teoria desenvolvida pelo Filósofo grego Pitágoras. Após todo um estudo histórico da vida e de vivências de Pitágoras, desafiou-se os alunos a entender o Teorema de Pitágoras de uma maneira prática. Usando material concreto, os alunos conseguiram relacionar a prática com a teoria. Eles nem imaginavam quanta matemática se encontrava envolvida nas atividades do dia a dia. De uma maneira ou outra, esses conhecimentos fazem parte da necessidade do homem na sociedade, para a resolução de eventuais problemas que podem ocorrer, como na área do transporte (logística), engenharia, arquitetura, etc. A partir da utilização de quadrados feitos em cartoplex, escadas, triângulos confeccionados de madeira, e volumes sólidos, torre, os alunos chegaram a conclusão de uma maneira concreta que, o quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma do quadrado das medidas dos catetos. 

Publicado
2018-06-11
Seção
Ensino Fundamental - Anos Finais