LÓGICA E MEMORIZAÇÃO: BRINCANDO COM OS NÚMEROS DECIMAIS

  • Valeria Soares Rodrigues
  • Brenda Vitória Maciel Pinto
  • Jalizan Kemerich de Almeida

Resumo

Este projeto foi desenvolvido com as turmas de 6º anos do ensino fundamental, partindo das dificuldades dos alunos em fazer as operações com os números decimais mentalmente, sem o uso de material concreto e material de uso (lápis e borracha). Juntamente com o mesmo, foi trabalhado motricidade da criança, pois foi construído com eles o cubo pela forma de dobradura, já trazendo os nomes correto das partes na geometria plana como a aresta e base, em cada base contendo um valor decimal de maior uso como 0,25; 0,5; 0,75; 1; 1,25 e 1,5. Ao confeccionarem materiais para a elaboração de jogos e de objetos de aprendizagens os educando ampliaram alguns conceitos matemáticos. Ao final do trabalho foi possível concluir que as atividades lúdicas utilizadas foram eficientes na construção de conceitos matemáticos lógicos e mentais como também o arredondamento de valores tanto naturais e decimais trabalhados com as turmas. Os alunos ao abordarem os temas no concreto tiveram evolução com relação à percepção espacial, coordenação, percepção tátil e visual e auto-aprendizagens, compreendendo a importância e a utilização dos números decimais no nosso dia a dia. 

Publicado
2018-06-11
Como Citar
RODRIGUES, Valeria Soares; PINTO, Brenda Vitória Maciel; DE ALMEIDA, Jalizan Kemerich. LÓGICA E MEMORIZAÇÃO: BRINCANDO COM OS NÚMEROS DECIMAIS. Feira Regional de Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. ISSN 2674-7901. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9246>. Acesso em: 22 ago. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Finais