ARRAIAL MATEMÁTICO

  • Maria Saléte Fruet
  • Gustavo Piccoli da Rosa
  • Pedro Henrique Copette Makoski
Palavras-chave: Histórias matemáticas, Sentimento de pertença, Aprendizagem matemática

Resumo

O projeto “Arraial Matemático”, desenvolvido numa turma de segundo ano, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, teve a finalidade de aproveitar a Festa Junina, que já é tradicional na comunidade, a fim de incentivar e oportunizar aos alunos momentos de aprendizagens, aliado ao que eles conhecem e gostam, tais como questões de datas e calendário, números através das formas geométricas presentes nas decorações, grandezas e medidas. No desenrolar do projeto utilizamos diferentes recursos. Trabalhamos com vídeos, diversos tipos de papeis, massinha de modelar, tecidos, tinta, cola colorida, etc. Para despertar o interesse e possibilitar a construção do conhecimento, a turma desenvolveu as atividades propostas. Com o acesso aos diferentes objetos, vivenciaram novas aprendizagens com as cantigas, danças, textos, imagens com massinha, vestuário. Na execução, houve aprendizado de maneira prazerosa, crítica e interativa. As atividades colaborativas permitiram ampliar sentimentos de pertença à comunidade e a valorização da vida do campo. 

Publicado
2018-06-11
Seção
Ensino Fundamental - Anos Iniciais