CONHECENDO E RECONHECENDO FRAÇÕES E PORCENTAGEM ATRAVÉS DA PESQUISA E LUDICIDADE

  • Elisandra Dambrós
  • Ana Carolina de Oliveira
  • Kauan Rakoski

Resumo

 O artigo demonstra uma sequencia didática prática aplicada em uma turma de 5º ano do Ensino fundamental, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, referente ao estudo dos conceitos de fração e porcentagem. O objetivo desse trabalho é tornar os conceitos matemáticos prazerosos, despertando para a pesquisa, reconhecendo o significado de porcentagem como representação da fração de uma quantidade, sabendo diferentes maneiras de calcular problemas envolvendo frações e porcentagem, e interpretando diferentes gêneros textuais que expõem esses conceitos. O trabalho em questão foi introduzido através de uma prática simples utilizando o lanche da cantina preferido da turma: a pizza. Na sequencia os educandos trabalharam em pequenos grupos, realizando os desafios propostos pela professora. Com isso, os educando foram interagindo, construindo os conceitos, analisando diferentes textos, realizando pesquisas, fazendo registros através da construção de gráficos. Contudo, os educando demonstraram interesse e empenho durante as atividades propostas. 

Publicado
2018-06-11
Como Citar
DAMBRÓS, Elisandra; DE OLIVEIRA, Ana Carolina; RAKOSKI, Kauan. CONHECENDO E RECONHECENDO FRAÇÕES E PORCENTAGEM ATRAVÉS DA PESQUISA E LUDICIDADE. Feira Regional de Matemática do RS, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9232>. Acesso em: 18 jun. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Iniciais