A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

  • Cristiane Sonego Rolim
  • Silas Meirelles da Rosa
  • Volnei Soares do Amaral

Resumo

As novas teorias de educação enfatizam que a aprendizagem escolar é favorecida quando os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada ao aprendiz. Esta consideração torna-se mais evidente à medida que avança a idade, pois, cresce a cada dia o número de suas experiências sociais. Neste sentido é que no presente trabalho foram desenvolvidos vários conteúdos matemáticos com alunos do Curso Técnico em Edificações (PROEJA), interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos técnicos do layout de um canteiro de obras e a marcação no terreno de uma residência unifamiliar. Nesta atividade foram destacadas várias situações ligadas a projeto, orçamento, marcações e armazenagem de materiais para construção de edificações que envolviam um saber prático e que poderiam ser trabalhados a partir da observação do problema em direção a sua teorização. O resultado superou as expectativas, pois os alunos perceberam que a matemática pode ser compreendida de forma simples, quando interligada as demais áreas do conhecimento.

Publicado
2018-06-11
Como Citar
ROLIM, Cristiane Sonego; DA ROSA, Silas Meirelles; DO AMARAL, Volnei Soares. A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Feira Regional de Matemática do RS, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9224>. Acesso em: 20 jun. 2019.