A MATEMÁTICA DO TEMPO
Palavras-chave:
Matemática, Meio Ambiente, Noção de TempoResumo
Apresentamos aqui o projeto de trabalho “A Matemática do Tempo” desenvolvido com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. O projeto surgiu de uma problemática do cotidiano escolar: ausência dos colegas devido ao grande volume de chuvas do mês de maio. O referido projeto abrangeu diferentes áreas do conhecimento e possibilitou relações matemáticas significativas na elaboração dos calendários e no trabalho comparativo dos gráficos dos meses de maio e junho, os quais apontavam a quantidade de dias chuvosos, ensolarados e nublados. Os educandos participaram de todos os momentos do projeto desde a problematização até o registro e socialização das aprendizagens com seus colegas e de outras turmas, compreendendo e aprimorando conceitos matemáticos como: a mais, a menos, diferença, quantidades, além de dia, semana, mês e ano, o ciclo da água. A intencionalidade deste estudo foi associar conteúdos matemáticos à percepção e compreensão das manifestações da natureza.