A MATEMÁTICA DO TEMPO

  • Marluci Heck Schimanoski de Souza
  • Eloísa Fuhrmann Thomas
  • Eduardo Porazzi Heck

Resumo

Apresentamos aqui o projeto de trabalho “A Matemática do Tempo” desenvolvido com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. O projeto surgiu de uma problemática do cotidiano escolar: ausência dos colegas devido ao grande volume de chuvas do mês de maio. O referido projeto abrangeu diferentes áreas do conhecimento e possibilitou relações matemáticas significativas na elaboração dos calendários e no trabalho comparativo dos gráficos dos meses de maio e junho, os quais apontavam a quantidade de dias chuvosos, ensolarados e nublados. Os educandos participaram de todos os momentos do projeto desde a problematização até o registro e socialização das aprendizagens com seus colegas e de outras turmas, compreendendo e aprimorando conceitos matemáticos como: a mais, a menos, diferença, quantidades, além de dia, semana, mês e ano, o ciclo da água. A intencionalidade deste estudo foi associar conteúdos matemáticos à percepção e compreensão das manifestações da natureza. 

Publicado
2018-06-11
Como Citar
DE SOUZA, Marluci Heck Schimanoski; THOMAS, Eloísa Fuhrmann; HECK, Eduardo Porazzi. A MATEMÁTICA DO TEMPO. Feira Regional de Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. ISSN 2674-7901. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9214>. Acesso em: 20 ago. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Iniciais