RESOLUÇÃO DE JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
Palavras-chave:
Educação Matemática, Jogos de raciocínio lógico, Materiais manipuláveisResumo
Novas metodologias vêm sendo testadas para aumentar o interesse dos estudantes em conteúdos desenvolvidos na disciplina de matemática. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi usar jogos de raciocínio lógico como metodologia para aumentar a motivação e a concentração em duas turmas de estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Panambi. Foram usados na atividade diversos materiais manipuláveis caracterizados como jogos de raciocínio lógico. Observamos que o uso dos jogos aumentou a concentração dos estudantes e que conseguimos potencializar os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula, uma vez que para resolver o jogo os estudantes precisavam testar diversas hipóteses. Com isso, adotaram este hábito para resolução de outros problemas matemáticos. Conclui-se que os materiais manipuláveis são uma importante ferramenta que contribuem com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.