RESOLUÇÃO DE JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

  • Taigor Quartieri Monteiro
  • Mônica Camillo Malheiros
  • Ágatha Frantiesca de Moraes Schwingel

Resumo

Novas metodologias vêm sendo testadas para aumentar o interesse dos estudantes em conteúdos desenvolvidos na disciplina de matemática. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi usar jogos de raciocínio lógico como metodologia para aumentar a motivação e a concentração em duas turmas de estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Panambi. Foram usados na atividade diversos materiais manipuláveis caracterizados como jogos de raciocínio lógico. Observamos que o uso dos jogos aumentou a concentração dos estudantes e que conseguimos potencializar os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula, uma vez que para resolver o jogo os estudantes precisavam testar diversas hipóteses. Com isso, adotaram este hábito para resolução de outros problemas matemáticos. Conclui-se que os materiais manipuláveis são uma importante ferramenta que contribuem com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. 

Publicado
2018-06-11
Como Citar
MONTEIRO, Taigor Quartieri; MALHEIROS, Mônica Camillo; SCHWINGEL, Ágatha Frantiesca de Moraes. RESOLUÇÃO DE JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO. Feira Regional de Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. ISSN 2674-7901. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9190>. Acesso em: 20 ago. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Finais