SERPENTE DO FARAÓ
TRABALHANDO O CONCEITO DE RAZÃO A PARTIR DA QUÍMICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Razão, Interdisciplinaridade, CiênciasResumo
Sabe-se da importância do uso de abordagens diversificadas para o ensino de conteúdos de matemática, sendo a interdisciplinaridade uma das estratégias. Este trabalho objetivou usar um experimento de química/ciências para abordar o conteúdo de razão com estudantes de 5º a 8ºano. Para tal, foi adotado o experimento “A serpente do Faraó”, onde a partir da mistura de bicarbonato de sódio, sacarose e etanol produzse carbono, óxido de sódio e gás carbônico. A equação química do experimento, onde temos reagentes e produtos em determinada razão foi usada para desenvolver o conteúdo matemático, testando novas razões. Mesmo que os alunos envolvidos na atividade até o momento do experimento ainda não haviam desenvolvido em aula o conteúdo de química/ciências em questão, o objetivo foi atingido, pois foram capazes de calcular razão sozinhos. Concluímos que o experimento e a interdisciplinaridade foram uma boa estratégia de ensino.