A MATEMÁTICA DA CATAPULTA: QUAL O EXATO MOMENTO EM QUE O PROJÉTIL ALCANÇA A ALTURA MÁXIMA?

  • Isabel Koltermann Battisti
  • Luiza de Paula Ghisleni

Resumo

A Matemática da Catapulta tematiza uma atividade elaborada e desenvolvida por bolsistas PIBID. Objetiva ampliar compreensões do conceito função quadrática e do currículo escolar com uma abordagem interdisciplinar e contextualizada. Embasa-se no problema: qual o exato momento em que o projétil alcança a altura máxima. Material empírico constitui-se da própria atividade (oficina e minicurso) elaborada, e a partir de excertos desses materiais é empreendida uma análise da potencialidade de atividades interdisciplinares e contextualizadas no estabelecimento de processos de ensino e de aprendizagem. Considera-se como referencial Caraça (1998), Moysés (2006) entre outros. Nas considerações finais indica-se que uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, por meio do problema proposto, possibilita aos sujeitos envolvidos a ampliação da compreensão do conceito função quadrática e do currículo escolar. E, assim, que relações entre conceitos da física e da matemática, possibilitam que a parábola ganhe uma nova perspectiva, pois pode representar a trajetória de um movimento oblíquo.

Publicado
2018-06-11
Como Citar
BATTISTI, Isabel Koltermann; GHISLENI, Luiza de Paula. A MATEMÁTICA DA CATAPULTA: QUAL O EXATO MOMENTO EM QUE O PROJÉTIL ALCANÇA A ALTURA MÁXIMA?. Feira Regional de Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. ISSN 2674-7901. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9102>. Acesso em: 22 ago. 2019.