A MATEMÁTICA DA CATAPULTA: QUAL O EXATO MOMENTO EM QUE O PROJÉTIL ALCANÇA A ALTURA MÁXIMA?
Palavras-chave:
Função Quadrática, Movimento da trajetória, Interdisciplinaridade, ContextoResumo
A Matemática da Catapulta tematiza uma atividade elaborada e desenvolvida por bolsistas PIBID. Objetiva ampliar compreensões do conceito função quadrática e do currículo escolar com uma abordagem interdisciplinar e contextualizada. Embasa-se no problema: qual o exato momento em que o projétil alcança a altura máxima. Material empírico constitui-se da própria atividade (oficina e minicurso) elaborada, e a partir de excertos desses materiais é empreendida uma análise da potencialidade de atividades interdisciplinares e contextualizadas no estabelecimento de processos de ensino e de aprendizagem. Considera-se como referencial Caraça (1998), Moysés (2006) entre outros. Nas considerações finais indica-se que uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, por meio do problema proposto, possibilita aos sujeitos envolvidos a ampliação da compreensão do conceito função quadrática e do currículo escolar. E, assim, que relações entre conceitos da física e da matemática, possibilitam que a parábola ganhe uma nova perspectiva, pois pode representar a trajetória de um movimento oblíquo.