ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E HIDROCARBONETOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO

  • Fernanda de Moura Malheiros
  • Magna Tatiane Machado Pomina de Mello
  • Graciela Fagundes Rodrigues

Resumo

Como propiciar a aprendizagem de matrizes e hidrocarbonetos de forma acessível para um aluno com deficiência visual? A partir desta questão, foi desenvolvido um material didático para favorecer o ensino e a aprendizagem de matrizes e hidrocarbonetos para um aluno cego. O material resulta das ações do Projeto de Ensino: “Entre modos singulares de ver, sentir e ouvir: produção de materiais pedagógicos acessíveis”, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi. O recurso didático dispõe de uma placa metálica e diversos números e símbolos dos átomos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e ligações duplas e triplas registrados em Braille e em tinta, colados ao imã. Através do material, o aluno conseguiu desenvolver seus cálculos de matrizes com maior facilidade e agilidade. O professor, ao organizar estes imãs na placa metálica, para o manuseio do aluno, faz com que o mesmo possa obter a compreensão que tais conteúdos requerem.

Publicado
2018-06-11
Como Citar
MALHEIROS, Fernanda de Moura; DE MELLO, Magna Tatiane Machado Pomina; RODRIGUES, Graciela Fagundes. ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E HIDROCARBONETOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO. Feira Regional de Matemática do RS, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9100>. Acesso em: 20 jun. 2019.