EDUCAR PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ REDES COLABORATIVAS E AS INTERAÇÕES COM O MUNDO DA VIDA EM ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO

  • Cristhian Moreira Brum
  • Tarcisio Dorn de Oliveira
  • Helena Copetti Callai
  • Abel Vinicius Machado Caetano da Silva
Palavras-chave: Educação, Arquitetura e urbanismo, Formação cidadã, Redes colaborativas, Ensino e aprendizagem

Resumo

Ao pensar o papel da universidade no mundo atual, educar para a formação cidadã, é uma premissa latente para os cursos de ensino superior de arquitetura e urbanismo. Estudar a arquitetura e o urbanismo oferece ferramentas intelectuais necessárias para compreender o mundo da vida, ao passo que, o ambiente construído apresenta-se como resultado da vida vivida pelos homens nos lugares e, que, portanto, apresenta configurações singulares em cada tempo e em cada lugar. Ao observar o processo formativo, pela dinâmica colaborativa, é possível vislumbrar um desafio amplo e instigante, pois tais ações educativas permitem inserir os atores no processo de ensino (docentes e discentes), ao passo que, o olhar multi, inter e transdisciplinar permite compreender como as escolas de ensino superior em arquitetura e urbanismo contemplam um vasto campo de conhecimento e produção efetiva de ideários criativos. 

Biografia do Autor

Cristhian Moreira Brum

Pós-Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.

Tarcisio Dorn de Oliveira

Pós Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Meridional – IMED. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ.

Helena Copetti Callai

Pós-Doutora pela Universidade Autônoma de Madrid – UAM (Espanha) com bolsa da CAPES. Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí – FAFI-UNIJUI). Pesquisadora bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq Nível 1D. Pesquisador Gaúcho FAPERGS.

Abel Vinicius Machado Caetano da Silva

Especializando em Engenharia e Arquitetura Hospitalar pela Faculdade Unyleya. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Publicado
2020-12-23
Seção
12 - Pesquisa, ensino e extensão