Vídeos didáticos nas aulas de Química do Ensino Médio: uma abordagem histórica e contextualizada do tema Mercúrio

  • Nívea Maria Mar Campos Universidade Federal do Amazonas – UFAM. AV. Rodrigo Otávio, 3000 – Coroado Manaus – Amazonas.
  • Mauro Melo Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Av. 7 de setembro, 1975 - Centro Manaus - Amazonas.
  • Pedro Campelo de Assis Junior Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC AM. Rua Valdomiro Lustoza, 350 – Japiim II Manaus – Amazonas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática relacionada ao uso devídeos como recurso didático para abordar o tema mercúrio numa perspectiva histórica econtextualizada no ensino médio. A experiência didática foi desenvolvida com alunos do 1° ano doensino médio de uma escola da rede pública estadual. A atividade foi desenvolvida em três etapas:planejamento de ensino, exibição e discussão dos vídeos e avaliação da sequência didática. Oplanejamento resultou na seleção de dois vídeos para exibição e na elaboração de questionárioavaliativo. A sequência é uma alternativa prática que possibilitou a minimização do trabalho e tempodo professor e contribuiu de forma eficaz para a execução de práticas simples e acessíveis. Alémdisso, identificou-se a possibilidade de potencializar e instigar o desenvolvimento dos conhecimentosnos alunos.
Publicado
2013-10-09
Seção
Pôster