Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O PROFESSOR PESQUISADOR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DOCÊNCIA
Autores
Roniere dos Santos Fenner
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ângela Bortoli Jahn
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Marcelo Prado Amaral Rosa
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Fabiana Pauletti
UCS – Universidade de Caxias do Sul.
Gabriela Bortoli Jahn
UNIC – Universidade de Cuiabá.
José Claudio Del Pino
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel do professor de ciências (Química, Física e Biologia) como pesquisador da sua prática docente a partir da (re)construção do projeto político-pedagógico da escola. Considera-se que a problematização e pesquisa, fazem parte da natureza da prática educativa. A concepção do professor como pesquisador de sua prática, parte do pressuposto da experienciação sobre a própria prática diante de toda a completude e complexidade inerente. A pesquisa, como princípio educativo norteador é um processo crescente, recheada de desafios, ou seja, uma construção de conhecimentos e de aprendizagens, onde o professor aprende a aprender, e nesse processo se constrói como pesquisador.
Biografia do Autor
José Claudio Del Pino, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.