O PROFESSOR PESQUISADOR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DOCÊNCIA

Autores

  • Roniere dos Santos Fenner UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Ângela Bortoli Jahn UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Marcelo Prado Amaral Rosa UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Fabiana Pauletti UCS – Universidade de Caxias do Sul.
  • Gabriela Bortoli Jahn UNIC – Universidade de Cuiabá.
  • José Claudio Del Pino UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel do professor de ciências (Química, Física e Biologia) como pesquisador da sua prática docente a partir da (re)construção do projeto político-pedagógico da escola. Considera-se que a problematização e pesquisa, fazem parte da natureza da prática educativa. A concepção do professor como pesquisador de sua prática, parte do pressuposto da experienciação sobre a própria prática diante de toda a completude e complexidade inerente. A pesquisa, como princípio educativo norteador é um processo crescente, recheada de desafios, ou seja, uma construção de conhecimentos e de aprendizagens, onde o professor aprende a aprender, e nesse processo se constrói como pesquisador.

Biografia do Autor

José Claudio Del Pino, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PPG em Ensino da UNIVATES

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Publicado

2013-10-09

Edição

Seção

Pôster