Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Autores
Catiane Mazocco Paniz
Maria Rosângela Silveira Ramos
Alcione Viero de Bastos
Fernanda da Costa da Silva
Lilian Darlete Brum da Silva
Tamine Santos da Silva
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas em quatro Escolas da Rede Pública Municipal e Estadual dos municípios de São Vicente do Sul/RS, Jaguari/RS e Cacequi/RS, com alunos do Ensino Médio. O Projeto Institucional: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, através de seus Kits intitulados Aventuras na Ciência que apresentavam materiais nas seguintes áreas do conhecimento: Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química. Inicialmente, realizou-se uma análise dos kits disponibilizados ao LIFE e os bolsistas foram divididos em grupos por Kit, sendo este trabalho um relato do KIT de matemática aplicado em tais escolas. O desenvolvimento dessas atividades mostrou que, trabalhar a partir de uma oficina que utilize de ferramentas de aprendizagem, integrando teoria e prática, contribui para que os alunos necessitem de formas atrativas e diferenciadas para aprenderem conceitos e aplicações, precisam ser instigados e desafiados ao uso de materiais que proporcionem o pensamento e a construção de conhecimentos.
Biografia do Autor
Catiane Mazocco Paniz
Docente da Licenciatura em Biologia – Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Coordenadora/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Maria Rosângela Silveira Ramos
Docente da Licenciatura em Química – Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Coordenadora/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Alcione Viero de Bastos
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Fernanda da Costa da Silva
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Lilian Darlete Brum da Silva
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Tamine Santos da Silva
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.