O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

  • Catiane Mazocco Paniz
  • Maria Rosângela Silveira Ramos
  • Alcione Viero de Bastos
  • Fernanda da Costa da Silva
  • Lilian Darlete Brum da Silva
  • Tamine Santos da Silva

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas em quatro Escolas da Rede Pública Municipal e Estadual dos municípios de São Vicente do Sul/RS, Jaguari/RS e Cacequi/RS, com alunos do Ensino Médio. O Projeto Institucional: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, através de seus Kits intitulados Aventuras na Ciência que apresentavam materiais nas seguintes áreas do conhecimento: Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química. Inicialmente, realizou-se uma análise dos kits disponibilizados ao LIFE e os bolsistas foram divididos em grupos por Kit, sendo este trabalho um relato do KIT de matemática aplicado em tais escolas. O desenvolvimento dessas atividades mostrou que, trabalhar a partir de uma oficina que utilize de ferramentas de aprendizagem, integrando teoria e prática, contribui para que os alunos necessitem de formas atrativas e diferenciadas para aprenderem conceitos e aplicações, precisam ser instigados e desafiados ao uso de materiais que proporcionem o pensamento e a construção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Catiane Mazocco Paniz
Docente da Licenciatura em Biologia – Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Coordenadora/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Maria Rosângela Silveira Ramos
Docente da Licenciatura em Química – Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Coordenadora/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Alcione Viero de Bastos
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Fernanda da Costa da Silva
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Lilian Darlete Brum da Silva
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Tamine Santos da Silva
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Publicado
2013-10-08
Seção
Apresentação Oral