Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O POSICIONAMENTO DO EDUCADOR FRENTE AO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO
Autores
Felipe José Antonini
URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Roniere dos Santos Fenner
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Marcelo Prado Amaral Rosa
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Resumo
O presente artigo aborda questões referentes ao posicionamento do educador frente oplanejamento pedagógico do ensino médio, esse nos traz dados de uma pesquisa realizadacom professores do Ensino Médio de instituições escolares, públicas e particulares de ensino,no município de São Luiz Gonzaga, região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.Questiona-se o quanto o professor pode planejar suas aulas, recebendo um currículo préestabelecidoe até que ponto o educador terá interesse nesse planejamento pedagógico, já quenão participaram, nem da construção do currículo, nem da escolha dos conteúdos. Constatouseo quanto os educadores reconhecem a importância do currículo e o veem como umaferramenta de auxílio para o desenvolvimento de sua disciplina, que somado ao Projeto PolíticoPedagógico da Escola torna-se um meio, com o qual é possível educar de forma mais dinâmicaque comprometa os agentes da aprendizagem, educando e educador, num processo recíprococom toda a comunidade escola.