As Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar: desenho do subprojeto Pibid|Química|UFRGS.
Autores
Everton Bedin
José Claúdio Del Pino
Resumo
Este artigo aborda resultado de um estudo efetivado com o intuito de entender como ospibidianos, bolsistas em formação, materializam as metodologias de ensino e os materiais didáticosna nova era digital, no viés do subprojeto Pibid|Química|UFRGS. A metodologia adotada à pesquisafoi de natureza qualitativa: uma coleta de dados via aplicabilidade de questionário semi-estruturadoindividual. Verificou-se que os pibidianos que fazem parte da mescla de trabalhar e estudar as TICsno contexto educacional desenvolvem estudos e práticas educacionais vinculadas aos materiaisdidáticos para a era digital, o que possibilita o estreitamento das ações de cunho tecnológico frente àsnecessidades da profissão professor. Neste viés, emergem saberes e conhecimentos tecnológicospara a formação e qualificação docente. Neste amparo, é apresentada a importância do subprojetoacima mencionado para a construção pedagógica dos bolsistas, a fim de uma atualização equalificação metodológica via tecnologias.