Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A inter-relação entre interdisciplinaridade e saberes docentes nas Ciências Naturais: concepções dos educadores do Ensino Médio Politécnico
Autores
Bruna Carminatti
José Claudio Del Pino
Resumo
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS É PERMEADO E INFLUENCIADO PELOS DOCENTES QUE O FAZEM. ESTES PROFESSORES TRAZEM CONSIGO DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE SUA PRÁTICA E ASSIM CONSTITUEM A DINÂMICA ESCOLAR QUE HOJE SOFRE MUITAS MUDANÇAS COM A CHEGADA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO, O QUAL TRAZ UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR, EM CONSONÂNCIA COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO E SUAS COLABORAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁXIS CONTEXTUALIZADAS E CONECTADAS COM A REALIDADE DA ESCOLA. ESTE TRABALHO CONSTITUI-SE EM UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO, NA QUAL SE DELINEIA O PERFIL DOS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA E TRAZ-SE UM LEVANTAMENTO A RESPEITO DAS OPINIÕES DOS EDUCADORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E SABERES DOCENTES NO VIÉS DA REALIDADE NA QUAL ELES ESTÃO INSERIDOS. PERCEBEU-SE QUE A MAIORIA DOS EDUCADORES CONSIDERA IMPRESCINDÍVEL A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, RELACIONANDO-A DIRETAMENTE COM QUALIDADE DE ENSINO E COM OS SABERES DOCENTES.