Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Relatos de Vivências Em Educação Química: Estágio Supervisionado e Experiências no PIBID.
Autores
Bárbara Cristina Dias dos Santos
Aline Cristina Siefert Kopf
Maira Ferreira
Resumo
ESTE TRABALHO SE REFERE A EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR LICENCIANDAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, DA CIDADE DE PELOTAS. A PRIMEIRA, NO ÂMBITO DO PIBID, RELATA A APLICAÇÃO E RESULTADOS DE UMA OFICINA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA PILHAS E BATERIAS E A SEGUNDA DESCREVE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, NO QUAL AS ESTAGIÁRIAS OBSERVARAM AULAS E ACOMPANHARAM UMA PROFESSORA DE QUÍMICA, EM UMA DAS TURMAS NA QUAL HAVIAM FEITO A INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM A OFICINA. NESTAS DUAS VIVÊNCIAS OBSERVOU-SE RESULTADOS DIFERENTES COM RELAÇÃO AO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, NA OFICINA UTILIZAMOS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE POSSIBILITARAM A INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O OBJETO DE ESTUDO, MAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OS ALUNOS PARTICIPARAM MUITO POUCO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA PROFESSORA TITULAR, PARTICIPANDO MAIS ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS QUE PLANEJAMOS E SUGERIMOS À PROFESSORA. COM ESSAS VIVÊNCIAS, PUDEMOS PERCEBER A IMPORTÂNCIA DE PENSAR EM METODOLOGIAS ATIVAS E DESENVOLVER UM BOM PLANEJAMENTO DE ENSINO.