“PONTE PRA TUDO!”: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINAR DA QUÍMICA

  • Marcelo Prado Amaral Rosa
  • Francisco Catelli
  • Roniere dos Santos Fenner
  • Fabiana Pauletti
  • Carla Eliana Todero Ritter

Resumo

É recorrente o discurso de dificuldade no aprendizado com relação à disciplina de Química.Assim, o objetivo neste texto é discutir os aspectos principais da teoria da transposição didática deYves Chevallard no ensinar da disciplina de Química, visando com isso, aproximações que favoreçamentendimentos referentes à didática da ciência Química no âmbito escolar básico. Acredita-se que aabordagem sobre aspectos didáticos, tendo como “lente” à teoria da transposição didática de YvesChevallard, apresenta-se como um aporte teórico que pode ser de grande valia para os docentes dadisciplina de Química frente às possibilidades e dificuldades encontradas no ambiente escolarcontemporâneo.
Publicado
2013-10-04
Seção
Apresentação Oral