Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Oficinas interdisciplinares: integrando o PIBID Química e o PIBID Física na UFRGS.
Autores
Tania Denise Miskinis Salgado
Maria Teresinha Xavier Silva
Resumo
O presente trabalho analisa a realização de Oficinas Interdisciplinares pelos subprojetosQuímica e Física do PIBID/UFRGS. A interdisciplinaridade é um pressuposto dos PCNs e dasDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Buscando preparar os futuros docentes para aatuação interdisciplinar, foi proposta a realização de oficinas a partir de temas que, para serem bemcompreendidos, demandam tanto aspectos Químicos quanto Físicos. Os bolsistas dos PIBID Químicae Física foram distribuídos em grupos, de acordo com os temas definidos a partir de reuniõesconjuntas entre bolsistas, supervisores e coordenadoras de ambos os subprojetos. As OficinasInterdisciplinares sobre Fotografia e sobre Radiações vêm sendo aplicadas regularmente. Osresultados mostram que se atingiu o principal objetivo do PIBID: a qualificação dos bolsistas. Para osalunos das escolas, as oficinas propiciam a compreensão de fenômenos a partir da integração deconceitos de ambas as áreas e de uma abordagem diferenciada das aulas tradicionais.