Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
GINCANA LUDO QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Autores
Aline Da Silva
Cíntia Montagner
Deise Rossi
Maria Elena Santos
Régis Lanna
Roberta Dos Santos Lima
Robledo Brasil
Resumo
Atualmente a abordagem lúdica por meio de jogos educacionais vem sendo muito utilizada como ferramenta pedagógica. Pensando nesse aspecto desenvolvemos cinco jogos: jogo da memória, bingo de orgânica, trilha, quebra-cabeça e separação de misturas que foram aplicados sob a forma de uma gincana aos alunos do 1° e 3° ano da E. E. E. M. Dr. Walter Jobim com o objetivo de complementar o conteúdo abordado em sala de aula. Esta atividade teve a intensa participação dos alunos, possibilitando que os mesmos olhassem a disciplina de química sob um novo enfoque. Assim verificou-se que a aplicação dessa ferramenta de aprendizagem se mostrou muito útil e eficaz na construção e solidificação dos conhecimentos químicos trabalhados em sala de aula.