Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
“Eu Odeio Química! Ano II” – relatos da segunda edição de um projeto que tem dado bons frutos.
Autores
Therezinha Regina Ribeiro Silva
Gabriele Natalina dos Santos
Liziane Oliveira Ávila
Daiane Leal Baldez
Viviane Maciel da Silva Tavares
Resumo
NO PRIMEIRO ANO DE EXECUÇÃO O PROJETO “EU ODEIO QUÍMICA” PESQUISOU A QUÍMICA, SUA INFLUENCIA NA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES, ENQUANTO DISCIPLINA MINISTRADA A ADOLESCENTES, COMO ESTES PERCEBIAM SUA LINGUAGEM, TÃO PRÓPRIA E NEM SEMPRE ACESSÍVEL. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR O PERFIL DESTES ESTUDANTES, ALÉM DE APRESENTAR AS NOVAS AÇÕES EMPREGADAS NAS ESCOLAS PESQUISADAS. EM SEU SEGUNDO ANO DE ATIVIDADES O PROJETO TEM APLICADO QUESTIONÁRIOS, PARA CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS-RS, A PARTIR DESTES DADOS, OS ACADÊMICOS PRODUZEM METODOLOGIAS DE TRANSMISSÃO DOS CONCEITOS, A PROPOSTA INICIAL FOI UMA GINCANA DE CIÊNCIAS, EM QUE BRINCADEIRAS SIMPLES SÃO ADEQUADAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS. ESTAS DINÂMICAS POSSIBILITAM AOS ACADÊMICOS REFLETIR SOBRE AS AÇÕES, REPLANEJANDO-AS E MELHORANDO SEU TRABALHO. FORAM MANTIDOS OS SEMINÁRIOS, ENSAIOS E EXPERIMENTOS NAS SALAS DE AULA E O AMBIENTE VIRTUAL QUE FORAM BEM SUCEDIDOS NA VERSÃO ANTERIOR.