“Eu Odeio Química! Ano II” – relatos da segunda edição de um projeto que tem dado bons frutos.

  • Therezinha Regina Ribeiro Silva
  • Gabriele Natalina dos Santos
  • Liziane Oliveira Ávila
  • Daiane Leal Baldez
  • Viviane Maciel da Silva Tavares

Resumo

NO PRIMEIRO ANO DE EXECUÇÃO O PROJETO “EU ODEIO QUÍMICA” PESQUISOU A QUÍMICA, SUA INFLUENCIA NA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES, ENQUANTO DISCIPLINA MINISTRADA A ADOLESCENTES, COMO ESTES PERCEBIAM SUA LINGUAGEM, TÃO PRÓPRIA E NEM SEMPRE ACESSÍVEL. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR O PERFIL DESTES ESTUDANTES, ALÉM DE APRESENTAR AS NOVAS AÇÕES EMPREGADAS NAS ESCOLAS PESQUISADAS. EM SEU SEGUNDO ANO DE ATIVIDADES O PROJETO TEM APLICADO QUESTIONÁRIOS, PARA CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS-RS, A PARTIR DESTES DADOS, OS ACADÊMICOS PRODUZEM METODOLOGIAS DE TRANSMISSÃO DOS CONCEITOS, A PROPOSTA INICIAL FOI UMA GINCANA DE CIÊNCIAS, EM QUE BRINCADEIRAS SIMPLES SÃO ADEQUADAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS. ESTAS DINÂMICAS POSSIBILITAM AOS ACADÊMICOS REFLETIR SOBRE AS AÇÕES, REPLANEJANDO-AS E MELHORANDO SEU TRABALHO. FORAM MANTIDOS OS SEMINÁRIOS, ENSAIOS E EXPERIMENTOS NAS SALAS DE AULA E O AMBIENTE VIRTUAL QUE FORAM BEM SUCEDIDOS NA VERSÃO ANTERIOR.
Publicado
2013-10-04
Seção
Apresentação Oral