Trilha Eletrônica – Compreendendo o processo de estabilização de elétrons nas camadas eletrônicas e os diferentes níveis de energia através de Jogos Lúdicos.

  • Fernanda Aparecida Wiedthauper
  • Flávio Henrique Carvalho Bottura
  • Janerson Adoryan
  • Luciane Müller Heusner
  • Lidiane Paula Eickhoff Dallabrida
  • Mirian Elizandra Hartke
  • Ricardo Machado Ellensohn

Resumo

SABE-SE QUE O ENSINO DE QUÍMICA É GERALMENTE TRABALHADO DE FORMA TRADICIONAL, OU SEJA, MANTÊM NOÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADAS NA TRANSMISSÃO- RECEPÇÃO CARACTERIZANDO-SE PELA SIMPLES MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, ESTRUTURAS E CÁLCULOS NÃO RELACIONADOS COM O DIA-A-DIA DO ESTUDANTE E FORA DA REALIDADE EM QUE OS MESMOS SE ENCONTRAM. SENDO ASSIM, TORNA-SE UMA DISCIPLINA MAÇANTE E MONÓTONA GERANDO A FALTA DE INTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES QUE NÃO CONSEGUEM VER APLICABILIDADE DOS CONCEITOS ENSINADOS. O JOGO LÚDICO É UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO NA QUAL O ESTUDANTE CONSCIENTEMENTE PRESTA ATENÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO PROPOSTA, PENSA SOBRE ELA, IDENTIFICA, INTERPRETA, ORGANIZA E RECONSTRÓI AS INFORMAÇÕES PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS APRESENTADOS. A METODOLOGIA LÚDICA COLOCA O EDUCANDO NUMA POSIÇÃO ATIVA PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, FAVORECENDO O RACIOCÍNIO E A INTERAÇÃO DENTRO DO GRUPO SOCIALIZANDO OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. O PRESENTE TRABALHO RELATA A CONFECÇÃO DO JOGO TRILHA ELETRÔNICA COMO FERRAMENTA MEDIADORA NA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ESTABILIZAÇÃO DOS ELÉTRONS NAS CAMADAS ELETRÔNICAS E OS DIFERENTES NÍVEIS DE ENERGIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.
Publicado
2013-10-04
Seção
Pôster