Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Trilha Eletrônica – Compreendendo o processo de estabilização de elétrons nas camadas eletrônicas e os diferentes níveis de energia através de Jogos Lúdicos.
Autores
Fernanda Aparecida Wiedthauper
Flávio Henrique Carvalho Bottura
Janerson Adoryan
Luciane Müller Heusner
Lidiane Paula Eickhoff Dallabrida
Mirian Elizandra Hartke
Ricardo Machado Ellensohn
Resumo
SABE-SE QUE O ENSINO DE QUÍMICA É GERALMENTE TRABALHADO DE FORMA TRADICIONAL, OU SEJA, MANTÊM NOÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADAS NA TRANSMISSÃO- RECEPÇÃO CARACTERIZANDO-SE PELA SIMPLES MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, ESTRUTURAS E CÁLCULOS NÃO RELACIONADOS COM O DIA-A-DIA DO ESTUDANTE E FORA DA REALIDADE EM QUE OS MESMOS SE ENCONTRAM. SENDO ASSIM, TORNA-SE UMA DISCIPLINA MAÇANTE E MONÓTONA GERANDO A FALTA DE INTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES QUE NÃO CONSEGUEM VER APLICABILIDADE DOS CONCEITOS ENSINADOS. O JOGO LÚDICO É UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO NA QUAL O ESTUDANTE CONSCIENTEMENTE PRESTA ATENÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO PROPOSTA, PENSA SOBRE ELA, IDENTIFICA, INTERPRETA, ORGANIZA E RECONSTRÓI AS INFORMAÇÕES PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS APRESENTADOS. A METODOLOGIA LÚDICA COLOCA O EDUCANDO NUMA POSIÇÃO ATIVA PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, FAVORECENDO O RACIOCÍNIO E A INTERAÇÃO DENTRO DO GRUPO SOCIALIZANDO OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. O PRESENTE TRABALHO RELATA A CONFECÇÃO DO JOGO TRILHA ELETRÔNICA COMO FERRAMENTA MEDIADORA NA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ESTABILIZAÇÃO DOS ELÉTRONS NAS CAMADAS ELETRÔNICAS E OS DIFERENTES NÍVEIS DE ENERGIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.