A escrita como forma de constituir-se professor-pesquisador: pensar a pesquisa a partir de si em si e dos outros em si

  • Vivian dos Santos Calixto
  • Maria do Carmo Galiazzi

Resumo

Este trabalho apresenta algumas compreensões de uma pesquisa que buscou compreender a constituição de licenciandos formandos ao longo do processo de produção de pesquisa na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia2 do Curso de Química - Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Foram analisadas as escritas dos diários de pesquisa de dezessete licenciandos, produzidos em 2010, ao longo da disciplina. A metodologia de análise dos diários está ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). Da análise dos diários chegou-se a 3 categorias finais. Neste trabalho apresentamos algumas compreensões acerca da segunda categoria intitulada “A escrita como forma de constituir-se professor-pesquisador: pensar a pesquisa a partir de si em si e dos outros em si”.
Publicado
2013-10-04
Seção
Apresentação Oral