Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A escrita como forma de constituir-se professor-pesquisador: pensar a pesquisa a partir de si em si e dos outros em si
Autores
Vivian dos Santos Calixto
Maria do Carmo Galiazzi
Resumo
Este trabalho apresenta algumas compreensões de uma pesquisa que buscou compreender a constituição de licenciandos formandos ao longo do processo de produção de pesquisa na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia2 do Curso de Química - Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Foram analisadas as escritas dos diários de pesquisa de dezessete licenciandos, produzidos em 2010, ao longo da disciplina. A metodologia de análise dos diários está ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). Da análise dos diários chegou-se a 3 categorias finais. Neste trabalho apresentamos algumas compreensões acerca da segunda categoria intitulada “A escrita como forma de constituir-se professor-pesquisador: pensar a pesquisa a partir de si em si e dos outros em si”.