Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
VINCULANDO EXPERIMENTAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores
Daniel de Souza Pereira
Verno Kruger
Resumo
ESTE TRABALHO PARTE DO PRINCÍPIO DE QUE A EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DEFORMAÇÃO DO CIDADÃO. PENSANDO NESSA DIREÇÃO, O ENSINO DE QUÍMICA SE TORNA UMA PROPOSTAEMERGENTE, SEJA NAS ESCOLAS E NOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, COMO AMBIENTES DE TRABALHO E LAZER,PARA QUE TODOS POSSAM DISCUTIR OS PROBLEMAS CIENTÍFICOS, PROPONDO IDEIAS PARA UMA MELHORORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E, A PARTIR DESTES PROBLEMAS, INTERVIR PARA ATUAÇÃO EM SUACOMUNIDADE. A PROPOSTA FOI ELABORADA, NA ESCOLA CEL. PEDRO OSÓRIO, EM PELOTAS, COM EDUCANDOSDO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO, BUSCANDO FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES, PARTICIPATIVOS ESOLIDÁRIOS.O PROJETO BUSCOU DESENVOLVER A SENSIBILIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES ATRAVÉS DOSCONHECIMENTOS DE QUÍMICA. NO ESPAÇO DA SALA DE AULA E NO ESPAÇO VIRTUAL, UTILIZANDO O BLOGCOMO FERRAMENTA, TRABALHANDO CONTEÚDOS DE QUÍMICAS COM ÊNFASE NAS DIMENSÕESSOCIAIS, ECONÔMICAS E AMBIENTAIS.