Uso de diferentes ferramentas didáticas no estudo dos conteúdos Estrutura Atômica e Tabela Periódica com alunos do primeiro ano do ensino médio.

Autores

  • Cátia Ellwanger
  • José Vicente Lima Robaina

Resumo

O presente trabalho trata-se de um projeto pedagógico desenvolvido junto a estudantes do 1° ano do ensino médio, onde a finalidade principal foi despertar nos alunos, através de atividades diferenciadas em sala de aula, o interesse pela Química e aumentar assim a sua participação e consequentemente a avaliação. Inicialmente foi investigado o cenário da turma. Após, foram propostas atividades que pudessem incentivar os alunos e auxiliá-los na construção do conhecimento. Ao final das atividades foi possível verificar que os alunos apresentaram uma melhora significativa nas avaliações e inclusive mudança de comportamento, que foi confirmada pela evolução na participação das atividades e principalmente dos argumentos expressos durante as atividades. Assim foi possível averiguar que o ensino por investigação e experimentação é uma estratégia que promove a maior participação dos alunos e que deve ser praticado nos espaços de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Edição

Seção

Apresentação Oral