Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Uso de diferentes ferramentas didáticas no estudo dos conteúdos Estrutura Atômica e Tabela Periódica com alunos do primeiro ano do ensino médio.
Autores
Cátia Ellwanger
José Vicente Lima Robaina
Resumo
O presente trabalho trata-se de um projeto pedagógico desenvolvido junto a estudantes do 1° ano do ensino médio, onde a finalidade principal foi despertar nos alunos, através de atividades diferenciadas em sala de aula, o interesse pela Química e aumentar assim a sua participação e consequentemente a avaliação. Inicialmente foi investigado o cenário da turma. Após, foram propostas atividades que pudessem incentivar os alunos e auxiliá-los na construção do conhecimento. Ao final das atividades foi possível verificar que os alunos apresentaram uma melhora significativa nas avaliações e inclusive mudança de comportamento, que foi confirmada pela evolução na participação das atividades e principalmente dos argumentos expressos durante as atividades. Assim foi possível averiguar que o ensino por investigação e experimentação é uma estratégia que promove a maior participação dos alunos e que deve ser praticado nos espaços de aprendizagem.